Home Literatura O MILAGRE DA CANA

O MILAGRE DA CANA

Informações Adicionais

  • Formato: 14 x 21cm
  • Impressão: 4 cores em papel-couchê
  • Páginas: 64
  • Edição: 1.ª - 2011
  • Indicação: 7.º e 9.º ano do Ensino Fundamental
  • ISBN: 978-85-64305-04-5
  • Descritivo:

    TEMA


    A exploração do trabalho e suas consequências sociais.

    HISTÓRIA


    Altino decide deixar o lugar em que nasceu e ir com a família buscar uma vida melhor em uma cidade longe dali. Sua mulher, Conceição, partiu contrariada. Mas o sonho era grande. Tem a figura do Gato, que ajuda a explorar os trabalhadores, a figura do Professor, que os apoia, e tem também a escola, o canavial, o incêndio, a polícia... Mas, mesmo convivendo com tantos problemas, gente como Altino e seu filho João não deixam de sonhar, de fazer planos, de desejar dias melhores. Sonham com a roupa nova, o bom emprego, a comida na mesa, a casa própria, os estudos na escola... João nunca se esqueceu das palavras do professor: “É preciso acreditar que o ser humano pode ser algo muito melhor...”.

    AUTOR



    Luiz Galdino é paulista de Caçapava, onde viveu até os 18 anos. Atualmente vive em São Paulo, cidade da qual aprendeu a gostar, até mesmo com seus defeitos. Suas raízes, no entanto, são rurais, o que explica histórias como “O Milagre da Cana”. Atuou 25 anos na área de Comunicação Social, especialmente em Criação de Publicidade, até que algumas premiações em concursos literários possibilitaram-lhe as primeiras publicações. Começou sua carreira com livros de ficção para adultos, entre os quais “Urutu Cruzeiro” (contos) — Prêmio Nacional do Clube do Livro, SESI, São Paulo — e “O Prinspe da Pedra Verde“ (romance) — Prêmio Literário Nacional do INL, Brasília. No entanto, foi entre jovens e crianças que encontrou os grandes cúmplices de suas histórias.

    Projeto Pedagógico


    Sobre o trabalho escravo e indigno no Brasil, elaborado para o professor (16 páginas), com atividades individuais e em grupos, atividade extras, indicações de sites e filmes e sugestão de carga horária. Impresso e/ou disponível no Espaço do professor.